with Nenhum comentário

A campanha do Espaço Médico propôs às secretárias que enviassem dicas que estão facilitando o dia de trabalho no consultório. Recebemos oito dicas no total e as vencedoras foram: a secretária do Dr. Marcio Rigotto, Juliana Stedille e a secretária do Dr. Felipe T. Krindges, Dr. José H Spinelli e Dr. Marcos F. Bortoluz, Giovana Werner. Parabéns, secretárias! Muito obrigado pela participação de todas, confira abaixo todas as dicas que recebemos.


Giovana Werner, secretária do Dr. Felipe T. Krindges, Dr. José H Spinelli, e Dr. Marcos F. Bortoluz

Minha dica é quanto à leitura dos cartões com a tarja danificada, as carteirinhas com a tarja magnética danificada que não são lidas de jeito nenhum, basta colocar o cartão dentro de uma sacolinha (aquelas comuns mesmo, de mercado), e passar na leitora normalmente.


Juliana Stedille, secretária do Dr. Marcio Rigotto

Eu tenho um caderno para consultas em que divido por dia e coloco o nome do paciente que foi registrado, a consulta e o valor da diferença. Também coloco os pacientes particulares. Isso facilita para futuras consultas e para ter um controle dos valores pagos pelas pacientes.

Também tenho uma pasta escrita manualmente com todos os nomes dos pacientes e número dos prontuários, pois as vezes ficamos sem computador e precisamos de registros manuais.


Viviane Dall Agnol Bridi, secretária do Dr. Helius Finimundi

No meu consultório utilizo um caderno pequeno para anotações dos pedidos de receitas médica, solicitações de exames que os pacientes me pedem, tanto por telefone como pessoalmente, peço no final do expediente ao doutor e o paciente retira no outro dia.

Em relação a assuntos mais importante, tenho os “bilhetinhos amarelos”… e claro, um caderno universitário que utilizo como agenda para as marcações de consultas e mostras de exames.

Já em assuntos como planos de saúde, faturamento, etc… todo último dia do mês organizo meu dia para que no final do expediente o médico possa assinar. No 1ª dia útil levo o faturamento aos seus respectivos planos.


Catia Casagrande, secretária do Dr. Miguel Grazziotin

No começo eu tinha post-its espalhados nos teclados, na tela do computador… não perdia uma, mas a melhor e infalível é a velha e amiga agenda. Anote tudo, até o que você achar que já sabe. Uma hora da um branco, aí é só procurar.


Maria Luiza Bevilaqua (Luiza), secretária do Dr. Leandro Antonio Konig

Eu coloco (não visível ao paciente) grudado no meu balcão, os códigos dos procedimentos e os números da Unimed para agilizar o atendimento.


Patricia da Cruz, secretária do Dr. Valter Postali

Minha dica para minhas colegas secretárias que ainda utilizam o velho e bom fichário é a seguinte: fiz um marcador com folha de cartolina e coloquei no fichário. Toda a vez que tenho que tirar uma ficha assim na hora de guardar as fichas, é mais fácil de localizar de onde foi tirado a ficha.


Silene da Silva Morozine, secretária da Dra. Geslainer Vallejos França

Como o dia é sempre corrido, tenho uma pasta no computador que contém tudo o que preciso: manuais, informações, telefones e até e-mails recebidos do Espaço Médico. Mas também quando recebo a agenda informativa com informações que preciso, recorto e colo na parte superior da minha mesa. Tudo isso me ajuda muito no meu trabalho diário e acredito que seja uma boa dica às minhas colegas secretárias.


Marinês Cemin, secretária da Dra.Valeria Scur

Tenho uma agenda eletrônica para atendimento dos representantes de laboratório organizada por ordem alfabética com telefone e os principais produtos de cada um.

Adoro rascunhos, então deixo alguns no teclado do computador, outros na agenda e ainda alguns colados no fundo do balcão… as coisas mais importantes são destacadas com marca texto.

Para o atendimento das gestantes e salas de parto tenho o que chamo de “Meu Arquivo”: nele consta os principais dados como: nome, data da consulta, tempo de  gestação, obstetra, plano e data provável do parto (apenas para meu controle caso o hospital ou paciente não entre em contato até a data prevista).

Nossos atendimentos são com hora marcada, então faço uma lista dos atendimentos do dia com hora e nome para deixar com a médica, assim serão chamados na hora certa.

Também tenho uma agenda para anotações gerais.


Participe das campanhas sugeridas pelo Espaço Médico porque quem sai ganhando é você! Acompanhe o nosso Blog e fique por dentro de tudo que está acontecendo no Universo Secretárias.

Deixe uma resposta