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Se você cansou de praticar musculação e até mesmo do ambiente da academia, que tal conferir algumas dicas de exercícios funcionais e praticá-los? A atividade funcional está relacionada a ações básicas do ser humano, como: pular, correr, andar e empurrar e pode ser praticada até mesmo ao ar livre e em casa.

Esse tipo de exercício não é muito indicado para pessoas totalmente sedentárias, por exigir algum preparo físico. O ideal, neste caso, é se preparar com atividades e exercícios mais simples, como a musculação, por exemplo, para depois se submeter ao treinamento funcional, não se esquecendo de contar com supervisão profissional.

Confira abaixo algumas dicas de atividades para treino funcional:


1

Corda Naval

Agilidade e coordenação motora é o foco desta modalidade, além de uma melhora significativa na capacidade cardiorrespiratória. O treino contém opções variadas de movimento, sendo ondulatórios. O ideal é fazer três séries de 30 segundos, e dar uma pausa de 20 segundos entre elas.


2


Prancha

O abdômen é o foco desta modalidade, pois é preciso força, equilíbrio e concentração.

  • Sustente o corpo sem se mexer
  • Deite para baixo, com os cotovelos e as pontas dos pés apoiados no chão
  • Alinhe o tronco e não apoie os joelhos
  • Faça essa atividade por 30 segundos, em três séries
  • O descanso deve ser de 30 segundos entre cada descanso

3


Flexão de braço
  • Deite-se sobre o chão;
  • Alinhe seus braços o lado do corpo;
  • Alinhe suas mãos sobre o chão, busque basear-se na altura dos ombros;
  • Mantenha seus braços levemente flexionados;
  • Utilize os dedos dos pés como ponto de apoio para os membros inferiores;
  • Empurre seu corpo contra o chão;
  • Diminua a distância entre seu corpo e o chão, assim, retorne à posição inicial;
  • Repita esse movimento em 5 séries de 12 repetições.

Fonte: Unimed Fortaleza

 

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