with Nenhum comentário
Hoje é comemorado o Dia Mundial da Saúde e, não por acaso, este ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou o diabetes como tema para conscientização. Os números a respeito da doença são alarmantes: em 2012 o diabetes foi a causa direta de cerca de 1,5 milhões de mortes no mundo, mais de 80% delas ocorreram em países de baixa e média renda. A OMS ainda estima que o diabetes será a 7ª principal causa de morte em 2030.
A doença tem três formas mais frequentes de manifestação: o tipo 1 ocorre pela ausência ou insuficiência de produção de insulina no organismo, e geralmente está relacionado a uma predisposição genética, fatores dietéticos, toxinas ambientais e estresse físico ou emocional. O tipo 2 ocorre por uma espécie de uma “resistência à insulina” por parte das células, é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e geralmente tem relação com histórico familiar, mas o sedentarismo, a má alimentação e o excesso de peso contribuem para o aparecimento da doença. Já o Diabetes Gestacional ocorre quando a alteração das taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez, e pode persistir ou desaparecer após o parto.
Além de todos os cuidados necessários para evitar a doença, exames periódicos são fundamentais para diagnosticar a presença do diabetes, principalmente após os 40 anos de idade. Confira abaixo algumas dicas para evitar e controlar a doença e, para saber mais, clique aqui.


topo

Deixe uma resposta