with Nenhum comentário
Devido aos dias cada vez mais agitados, às vezes percebemos estar com o humor alterado sem saber ao certo o porquê. Entre as causas mais comuns de estresse de curto prazo está a necessidade de fazer muito em um período de tempo reduzido e enfrentar pequenos imprevistos ao longo dia. Uma situação que em outro momento seria considerada frívola, toma uma proporção maior quando se está estressado.
Conseguir evitar o estresse e administrar os períodos de irritação é fundamental para manter um sono tranquilo, controlar o peso, sentir-se saudável, recuperar-se mais rapidamente quando se está mal, conviver harmonicamente com familiares e amigos e ter menos dores em regiões como pescoço e costas. 


cenario

Estresse agendado
Além dos imprevistos diários, existem outras situações de possível estresse que já estão programados, como uma entrevista de trabalho, uma reunião difícil ou uma conversa dura com alguém próximo. Para tornar estes momentos menos tensos e adquirir mais segurança, faça um exercício antecipadamente:
  • 1º Imagine estar diante da situação.
  • 2º Respire profundamente para relaxar.
  • 3º Mantenha-se otimista.
  • 4º Mentalize um roteiro das coisas que precisa dizer ou, caso seja uma entrevista de trabalho, procure saber o que costuma ser questionado e reflita sobre as respostas que podem ser dadas.
  • 5º Defina um possível plano B, para recorrer caso ocorra algum imprevisto.
Atenção! 
O estresse é algo normal ao longo da vida, mas se ele ficar persistentemente elevado, pode ser necessária ajuda profissional para evitar problemas como a depressão ou algum transtorno de ansiedade. Um profissional de saúde mental pode ajudar a tratar estas condições de estresse.

Minimize e controle o estresse diário
Planeje o seu tempo
Escreva uma lista de coisas a fazer, estipule o que é prioridade e seja realista sobre a média de tempo que cada tarefa leva para ser concluída.
Relaxe os músculos
O estresse pode deixar os músculos tensos. Faça exercícios de alongamento ao longo do dia e tome banho quente para relaxar.
Mantenha-se ativo
A atividade física regular pode ajudar a relaxar os músculos, melhorar o humor, prevenir e administrar o estresse. Se você não pratica um esporte específico, procure regularmente fazer passeios de bicicleta ou caminhadas.
Alimente-se saudavelmente
Forneça ao seu corpo energia em abundância através da ingestão de alimentos saudáveis – vegetais, frutas e fontes de proteína magra, como clara de ovo, peito de peru, frango (sem pele), peixe e iogurte desnatado.
Cuidado com álcool e cigarro 
Não utilize álcool ou cigarro para minimizar o estresse, essa atitude pode levar à dependência ou consumo em excesso. Além do mais, a consequência pode ser contrária ao esperado: ansiedade intensificada, ao invés de sensação de tranquilidade.
Reserve um tempo para se divertir
Procure encontrar amigos e familiares com frequência. Crie oportunidades ao longo da semana para colocar o papo em dia e estar próximo de pessoas que te façam bem – convide para um almoço, um cinema, uma caminha, etc.

Deixe uma resposta