with Nenhum comentário

O que você costuma fazer com os medicamentos que passaram do prazo de validade? Se a sua resposta foi “descartá-los no vaso sanitário”, “descartá-los no lixou comum” ou “descartá-los na pia”, fique atento! Todas as opções podem causar graves problemas sociais e ao meio ambiente, entre eles contaminar o solo e a água, dar margem para que moradores de rua ingiram inadvertidamente os medicamentos e intoxicar acidentalmente as pessoas que trabalham em aterros sanitários ou lixões.


DESTINO CORRETO PARA OS MEDICAMENTOS

Cada município possui procedimentos específicos em relação ao destino dos resíduos de medicamentos e das embalagens, assim como dos objetos usados para ministrá-los. Geralmente ambos têm como destino final a incineração ou o depósito em aterros industriais. Para contribuir com o descarte correto dos medicamentos é necessário:

  • Informar-se nas farmácias se elas recebem sobras domésticas de medicamentos, embalagens e objetos perfurocortantes;
  • Informar-se sobre locais no município onde é possível realizar o descarte seguro, como hospitais e postos de saúde;
  • Descartar os medicamentos, embalagens e objetos relacionados apenas nas farmácias e demais locais oficiais identificados.

CUIDADOS COM O ARMAZENAMENTO DOS MEDICAMENTOS

Conforme o Ministério da Saúde, medicamento é todo produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. Além do cuidado com o descarte correto, para garantir que eles sejam armazenados de forma adequada é preciso:


Deixe uma resposta