with Nenhum comentário


O Pronto-Atendimento Unimed Farroupilha será convertido em hospital, ainda sem data marcada para o início das obras e para a inauguração.

A ampliação estrutural e de serviços do empreendimento localizado na Rodovia dos Romeiros, 2000, foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária, em 26 de junho, e pelo Conselho de Administração, nesta segunda-feira, 3.

A partir de um estudo de demanda, definiu-se fazer 30 leitos de internação, sem a criação de um centro obstétrico, que estava entre as possibilidades (a cooperativa vai inaugurar uma ala materno-infantil no Hospital Unimed Caxias do Sul, com condições de atender pacientes de cidades vizinhas).

“Ainda estamos ampliando o Hospital Unimed, cuja primeira etapa foi inaugurada neste ano [os trabalhos devem prosseguir no mínimo até 2019]. Até não concluirmos o prédio em Caxias do Sul, o projeto de Farroupilha permanecerá no papel, para que não tenhamos obras concomitantes”, adianta o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. Marcelo Fonseca Frigeri.

De acordo com ele, para que a estrutura farroupilhense vire um hospital, não é necessária uma nova construção, mas, sim, o acabamento da estrutura já existente – e por isso o investimento será menor do que se fosse preciso começar tudo do zero.

“Quando a Unimed adquiriu o que seria o Hospital Caravaggio, uma parte da estrutura foi transformada no Pronto-Atendimento, enquanto outras alas apenas receberam ajustes para ficarem protegidas das intempéries, à espera de, no futuro, virarem leitos. Esse futuro chegou”, complementa o vice-presidente da cooperativa, Dr. Carlos Castellano Silveira.

A partir da aprovação, será dado início aos trabalhos de liberações nos órgãos competentes, de projetos, de escolha da empreiteira, etc., e por isso o valor a ser investido ainda não é preciso. Estima-se, porém, um total de em torno de R$ 2,5 milhões, com geração de aproximadamente 100 postos de trabalho.

Farroupilha, com seus 69 mil habitantes, tem mais de 35 mil clientes da cooperativa – 51,79% da população têm a saúde protegida pela Unimed Nordeste-RS. Os números superlativos fazem a operadora de planos olhar com ainda mais atenção a esta porção da área de abrangência, formada ao todo por 17 municípios.

“Ao colocar em questão a transformação do Pronto-Atendimento Farroupilha em um hospital, a cooperativa dá continuidade a uma série de benefícios já implementados na localidade há muito tempo”, finaliza Dr. Frigeri.

Deixe uma resposta