with Nenhum comentário

Unimed terá o sistema de informática atualizado a partir do dia 12 de agosto; mudança tem impacto nos consultórios de 14 de agosto em diante, ao trazer importantes ajustes e melhorias no autorizador e nos sistemas da cooperativa, além de atender às legislações fiscais e regulatórias da ANS

Para facilitar o dia a dia nos consultórios médicos e na cooperativa, a Unimed está trazendo uma nova versão do sistema de informática, mais atual, com correções, inovações e adequada à legislação.

As melhorias incluem considerações enviadas por nossos cooperados, que estão entre os que mais utilizam a ferramenta e que, por isso, não poderiam deixar de ser ouvidos em um momento tão importante como este.  A data da “virada”, como os especialistas em informática chamam a mudança, está marcada para ocorrer no dia 12 de agosto, um sábado (com início ao meio-dia e liberação do Autorizador até as 20h) – e será, portanto, sentida pela maior parte das secretárias e dos médicos na segunda-feira, dia 14.

Em linguagem técnica, trata-se da atualização da versão 12.1.15_14, da empresa Totvs. Para os usuários, significa a implantação de um update na atual ferramenta, criada sob o propósito de trazer melhorias operacionais e atender às legislações fiscais, tributárias e regulatórias da ANS.

A versão atualizada origina uma série de benefícios para diferentes áreas da cooperativa. Para os consultórios, especificamente, traz facilidades ao Autorizador, já que vem com um pacote de correções e novas funcionalidades.

“A partir da atualização da versão, estaremos monitorando o ambiente de produção, visando a prevenir problemas e a garantir a sua estabilidade”, dizem Gilberto Cassini, Cristiano Sgarioni e Deise Cavalli, funcionários da Tecnologia da Informação diretamente ligados à mudança. “A Totvs, inclusive, manterá uma equipe técnica presencialmente na Unimed, monitorando o ambiente e atuando prontamente na realização de correções em todas as fases do processo”, complementam.

Apesar de todos os cuidados com testes e validações, toda mudança impõe riscos de incidentes, sejam de lentidão e travamento ou de negócio. Mas, conforme eles, o processo todo terá períodos de controle.

“A Totvs validou, e todas as correções de lentidão e travamento foram aplicadas na nova versão. Além disso, as pendências de ajustes e erros, além das melhorias do sistema Autorizador, foram corrigidas nesta versão. Foram mais de 50 mudanças”, comentam os profissionais, que calculam que a operação de controle seja de 45 dias, a partir de 12 de agosto, conforme planejamento de gestão de riscos.

A maior preocupação da equipe de Tecnologia da Informação é mitigar e prevenir erros, lentidão e travamento, reveses que impactam diretamente os consultórios quando o sistema não funciona conforme o esperado.


As facilidades que o sistema absorveu e chegarão aos médicos e secretárias:

 

Edição de guias pendentes

Foi disponibilizado no Perfil Médico o botão “Editar Guia Pendente”. Ele pode ser utilizado quando o médico solicita a guia e ocorre a divisão com procedimentos com uma ou mais glosa. Ao clicar no botão, antes de enviar a justificativa ao auditor, os procedimentos que ficam na guia pendente de auditoria podem ser excluídos ou alterados – ou o médico consegue incluir novos procedimentos na solicitação. O objetivo da alteração é permitir ao médico substituir um procedimento com glosa por outro que autoriza automaticamente, sem a necessidade de informar uma observação ao auditor (por exemplo: alterar uma TC por RX).

 

Data de agendamento futuro

O campo da data de agendamento futuro agora fica na parte superior da tela de solicitação.

 

Solicitação de procedimentos

Foi alterada a solicitação de procedimentos no Perfil Médico, para que uma guia futura não seja solicitada com caráter de atendimento de urgência.

 

Lógica da listagem de usos de beneficiário

Foi ajustada a lógica da listagem de usos de beneficiário, apresentada quando é ativada a propriedade que permite inibir guias e movimentos cancelados. Agora, ela funciona corretamente, tendo sido parametrizada, a fim de que os usos cancelados não sejam apresentados.

 

Descrição do procedimento no registro de consulta

O novo sistema vem com ajustes no comprovante e na tela do registro de consulta, a fim de apresentar a descrição correta do procedimento Tuss. Até então, a descrição era abreviada.

 

Descrição da especialidade no registro de consulta

Foram ajustados o comprovante e a tela do registro de consulta, a fim de apresentar a descrição correta da especialidade do prestador principal. Até então, a descrição ficava em branco (–).

 

Descrição do tipo de plano no registro de consulta – beneficiário de intercâmbio

O comprovante e a tela do registro de consulta passaram por ajustes, a fim de que pudesse ser apresentada a descrição do tipo de plano do beneficiário de intercâmbio (estadual ou nacional). Até então, a descrição ficava em branco (–).

 

Alerta de indicação clínica alaranjada

Agora, quando não são informados o tipo de atendimento Tiss e a indicação clínica, aparece uma mensagem de alerta alaranjada, cor padrão das mensagens de alerta do Perfil Médico, obrigando que esses dados sejam digitados. Ate então, a mensagem era apresentada em vermelho, indicando um erro.

 

Número de telefone na inclusão do beneficiário de Intercâmbio

Com a mudança, na inclusão de beneficiários de Intercâmbio, o Autorizador passou a obrigar a informar o DDD e o número de telefone do beneficiário, conforme legislação do Protocolo de Transações Unimed (PTU) vigente. O sistema alerta sobre a obrigatoriedade de o campo ser preenchido, destacando as lacunas obrigatórias em vermelho.

Deixe uma resposta