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Os calçados com salto alto (acima de cinco centímetros) costumam integrar o vestuário diário de muitas mulheres. Porém, conforme recomendações do Ministério da Saúde, o calçado feminino ideal para usar diariamente deve ter a altura máxima de três centímetros, para evitar a sobrecarga no joelho, problemas nas articulações e na postura e, em longo prazo, o desenvolvimento da metatarsalgia, condição caracterizada pela dor na parte frontal dos pés.
O Ministério da Saúde explica que o fato do calcanhar estar em uma posição não habitual, pode fazer com que a mulher que use esse tipo de calçado acabe sofrendo diminuição da flexibilidade na parte posterior das pernas. “Esse encurtamento é tanto muscular quanto tendíneo. As consequências são dores constantes ao andar descalço ou usar sapatos sem salto”.
Dica: além de repensar a necessidade de utilizar salto alto diariamente, sempre que usar é importante colocar em prática alguns exercícios que podem contribuir para prevenir lesões nos pés e pernas. Veja abaixo as recomendações:

Alongamento 1

• Alongue antes ou depois de usar o sapato com salto alto. Estique bem as duas pernas por 20 segundos


 

Alongamento 2

• Fique na ponta dos pés, fazendo o movimento de subir e descer.

• Execute 3 séries de 20 repetições.


Alongamento 3

• Sente no chão, dobre os joelhos, apoie a planta dos pés no solo, deixe as mãos apoiadas no chão.

• Eleve um dos pés e faça desenhos no ar com a ponta dos dedos.
• Repita o procedimento com o outro pé.


Massagem com bolinha de borracha
• Escolha um dos pés e role a bola por 5 minutos no chão, fazendo movimentos para frente e para trás.
• Repita o procedimento com o outro pé.


Massagem com as mãos
• Utilize creme hidratante e massageie delicadamente os pés, tornozelos e panturrilhas.

 

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