with Nenhum comentário

Uns gostam e outros nem tanto. O fato é que chegar do trabalho com o sol ainda fulgente é um convite para a realização de atividade física. Que tal aproveitar os quatro meses de horário de verão e incluir novos hábitos saudáveis no dia a dia? Mas antes de iniciar qualquer prática, faça uma avaliação médica para saber as suas condições de saúde e qual o tempo, o grau de intensidade e até mesmo a modalidade mais indicada para você.


Para todas as categorias de exercícios, lembre-se destas quatro regras:

• Hidratar-se bem

• Alimentar-se corretamente antes e depois dos exercícios

• Manter a postura correta

• Utilizar roupas e calçados confortáveis


Corrida e Caminhada

A corrida e a caminhada são as práticas mais fáceis para incluir no dia a dia. Quem já não se contenta com a caminhada, pode começar a ensaiar uma leve corrida. Juntar-se a grupos de corrida de rua será bastante prazeroso e estimulante para quem está começando. Se preferir, experimente intercalar as duas atividades até sentir mais segurança. Incluir esse hábito pode proporcionar ganhos importantes como perda de calorias, melhora no desempenho cardiovascular, alívio do estresse e fortalecimento da musculatura.


Ioga

A ioga é uma atividade de origem indiana que, por meio de movimentos do corpo e exercícios de respiração, busca o equilíbrio físico e mental. Quem tem a pressão arterial irregular, osteoporose severa, hérnia de disco, além de gestantes, devem buscar orientação do médico, que irá avaliar se a prática é indicada ou não. Realizada em salas ou ao ar livre, a ioga ajuda a melhorar a memória, a atenção, auxilia no alívio do estresse, da ansiedade e da insônia, favorece a redução da pressão arterial e da frequência cardíaca, além de melhorar a flexibilidade e o equilíbrio do corpo.


Natação e HidroginásticaO horário de verão pode ser um estímulo para quem pensa em começar um esporte aquático como a natação. As atividades realizadas na água geralmente são de baixo impacto e ajudam a melhorar o sistema cardiorrespiratório e muscular. Outra sugestão é a hidroginástica, que auxilia na redução de peso, no condicionamento cardiovascular e no fortalecimento dos músculos.


Pedalar

Pedalar melhora a condição aeróbica, confere mais resistência muscular, auxilia na redução do estresse, aumenta o gasto calórico diário e auxilia na manutenção do peso corporal. Ao incluir a pratica no dia a dia, principalmente, nas cidades, lembre-se de utilizar todos os equipamentos e acessórios de segurança recomendados.


Esportes coletivos

Tênis, vôlei, basquete e futebol são algumas das modalidades para quem gosta de interagir com pessoas. Além da socialização, essas e outras atividades físicas ajudam a reduzir o risco de diabetes, colesterol alto, hipertensão e obesidade.

Deixe uma resposta