with Nenhum comentário
Pratique ginástica laboral

Mesmo nos dias em que se está na correria é possível praticá-la na própria cadeira. Conheça 10 movimentos simples de fazer.

 

 


1) Faça lanches nutritivos e pouco calóricos

Entre as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), ingira opções nutritivas como frutas, biscoitos e pães integrais, iogurte com granola e pastel assado integral.

2) Não espere sentir sede para ingerir água

Uma estratégia bastante eficiente para lembrar de hidratar-se é manter uma garrafinha próxima à mesa de trabalho. Ingira, pelo menos, dois litros de água por dia. Frutas como laranja, melancia, uva e maçã podem ajudar na hidratação.

3) Movimente-se sempre que possível

Para isso, desça do ônibus uma parada antes do seu trabalho e caminhe o restante do caminho; deixe o elevador de lado e opte pelas escadas; quando possível, em vez de conversar com o colega de trabalho por telefone ou aplicativo de bate-papo, caminhe até a mesa dele.

4) Preze pela organização

Antes de iniciar uma tarefa, defina quais resultados você espera obter. Liste as tarefas conforme ordem de prioridade. Procure trabalhar nas atividades mais difíceis no período do dia em que a sua mente está mais tranquila.

5) Fique atento para não exagerar no almoço

Além de fazer boas escolhas alimentares, é preciso estar atento à quantidade de comida ingerida. Se você leva comida de casa, preste atenção para não exagerar nas porções. Quem faz a refeição em um restaurante deve ter ainda mais cuidado, pois a variedade de opções costuma ser tentadora.

6) Não abra mão das férias

As férias são uma parte importante para permanecer saudável e motivado. Após 12 meses de trabalho é muito benéfico desfrutar de algumas semanas de descanso para recarregar as baterias. Este período fora do ambiente de trabalho ajuda a reduzir o estresse, promove o descanso e contribui para manter a produtividade.


Está com dificuldade para manter o foco?

Deixar-se levar pelas tentações da distração reflete diretamente na produtividade. Tarefas que seriam finalizadas em minutos acabam levando horas e, assim, todo o cronograma de atividades previstas acaba posto em risco.

 

Amenize as distrações

Coloque o celular no silencioso, concentre-se em uma tarefa por vez, não deixe redes sociais ou contas de e-mail conectadas e use fones de ouvido para ouvir música.


 

Consulte a agenda mais de uma vez ao dia

Anote tudo que você quer fazer no dia e risque os itens à medida que forem realizados.


 

Faça uso do alarme do celular

Esquecer-se de reuniões, prazos, medicamentos e outras responsabilidades pode criar problemas no trabalho e nos relacionamentos. Programe alarmes no celular para evitar esse risco.


Use técnicas de produtividade

Um simples cronômetro pode ser útil para melhorar a sua produtividade no trabalho. Programe 15 minutos para a realização de uma tarefa ou parte dela. Enquanto o cronômetro estiver rodando, tente focar ao máximo na produção.


Como aliviar o estresse

Cada pessoa possui formas distintas de lidar com as situações, enquanto alguém pode considerar determinada mudança estressante, outra pessoa pode perceber como um desafio positivo. Entre os fatores que podem levar ao estresse no trabalho estão: responsabilidades maiores do que a capacidade para administrá-las, preocupação em perder o emprego e conflito com colegas de trabalho ou gestores.

 

Avalie as mudanças que precisam ser feitas para reduzir seu nível de estresse e, em seguida, coloque-as em prática. Se for pertinente, fale com o seu gestor sobre suas preocupações.

 

Liste as tarefas conforme ordem de prioridade. Procure trabalhar nas atividades mais difíceis no período do dia em que a sua mente costuma estar mais tranquila.

 

Reserve alguns períodos durante a semana para fazer atividades que possam acalmar, como massagem, caminhada, meditação e yoga.

 

Não desconte o estresse em familiares e amigos. Em vez disso, compartilhe sobre seus problemas de trabalho e peça apoio e sugestões.

 

Lembre-se que álcool, tabaco e similares não aliviam o estresse, pelo contrário, podem causar problemas de saúde adicionais. Por isso, evite o excesso de bebida e fumo.

 

Se mesmo depois de aplicar essas atitudes o estresse relacionado ao trabalho continua constante, converse com seu médico e peça aconselhamento.

Deixe uma resposta