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O tabagismo é considerado uma doença crônica, com possibilidade de recaídas, e que causa dependência física, psicológica e comportamental – semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. O cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo substâncias cancerígenas, como arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

Parar de fumar traz benefícios imediatos e também de longo prazo, independentemente da idade e de quanto tempo a pessoa fuma. O tabaco é fator de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial, aneurisma, úlceras, infecções respiratórias, trombose, osteoporose, catarata, impotência sexual, infertilidade, menopausa precoce, entre outras. Além disso, quem fuma pode apresentar menor resistência física e desempenho ruim na vida esportiva.

Apesar das dificuldades é possível parar de fumar. Os benefícios podem ser percebidos pelo organismo já nas primeiras horas sem o cigarro.



Dez dicas para ajudar a parar de fumar

  • Evite pessoas e lugares que possam lhe dar vontade de fumar. Com o passar do tempo, você terá mais confiança para passar por essas situações com mais tranquilidade.
  • Mude seus hábitos como trocar o álcool e o café por sucos e água; opte por alimentos que não façam você querer fumar; escolha um caminho diferente para ir e voltar do trabalho; e faça uma caminhada rápida no lugar da pausa para o cigarro.
  • Use substitutos mastigáveis como chicletes, balas, vegetais crus ou sementes de girassol.
  • Escolha uma atividade para reduzir o estresse. Manter as mãos mocupadas, como trabalhos manuais, também ajuda a distrair a vontade de usar o cigarro.
  • Quando a vontade de fumar aparecer, respire fundo e imagine seus pulmões se enchendo de ar fresco e limpo. Lembre-se de suas razões para deixar de fumar e dos benefícios que isso lhe proporcionará.
  • Se estiver prestes a acender o cigarro, aguarde mais 10 minutos. O desejo irá diminuir e você verá que é capaz de ficar sem o cigarro.
  • Invista o dinheiro que você gastaria em cigarros em uma recompensa para você. Compre um livro, conheça um novo restaurante, inicie um hobby, matricule-se na academia ou planeje uma viagem, por exemplo.
  • Faça atividades que deem prazer, como caminhar no parque, visitar um museu, ir ao cinema ou apreciar uma exposição.
  • Evite álcool. Beber diminui sua chance de voltar a fumar.
  • Invista em uma alimentação balanceada e uma atividade física para se manter ativo e com o peso saudável.

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