with Nenhum comentário

Se você acredita que pessoas criativas trabalham apenas em áreas ligadas às artes, vai se surpreender ao perceber como a criatividade é característica essencial em todas as áreas de atuação.

A criatividade pode influenciar na sua carreira como um todo, seja na resolução de problemas ou na criação de novos serviços, por exemplo, mas também pode ser importante na hora de pensar em novas maneiras de trabalhar, de organizar suas tarefas. Veja abaixo como incluir na sua rotina hábitos para desenvolver essa característica:

 

 

Busque novas experiências

Você pode encontrar um hobby – ou vários – e aproveitar a novidade apenas para sair da rotina e se divertir. Mas a verdade é que essas novas experiências aumentarão o seu repertório, suas vivências e referências, e isso lhe ajudará a ver o mundo de maneiras diferentes.

 

 


 

Observe o mundo ao seu redor e questione

A partir das novas perspectivas que diferentes atividades proporcionam a você é que surgem novos questionamentos. Observar o que ocorre ao redor de você – e não apenas com você mesma – e como diferentes pessoas reagem a diferentes estímulos, de acordo com diferentes vivências permite quebrar conceitos pré formados e ligar os pontos da sua maneira.

 

 


 

Relacione-se

Você teve uma ideia, mas não sabe se ela é funcional ou se é possível de ser desenvolvida. O que fazer? Não é preciso ter conhecimentos sobre tudo, mas por isso é importante cercar-se de pessoas que conheçam assuntos que você não domina. Assim, você pode contar com o apoio desses profissionais ou, ao menos, ouvir o ponto de vista de outra pessoa.

 

 


 

Dê o primeiro passo

Então dê o segundo, o terceiro e o quarto. Engana-se quem acredita que as boas ideias vem de momentos de inspiração máxima. Para chegar a uma solução criativa, por vezes é necessário pensar em milhares de soluções não tão criativas ou funcionais – e é a partir delas que surgirão melhores. Mas para alcançá-las é preciso começar, não é mesmo?

 

 


 

Aprenda com os erros

Os seus, os alheios, os que jamais foram descobertos, os que deram muito errado. Errar é humano e ao absorvê-los, como forma de aprendizado, você vai entender que nem todo erro é uma derrota e que com criatividade é possível reverter – quase – tudo.

 

 


Ferramentas que podem contribuir para a sua criatividade

Coggle
A ferramenta permite criar mapas mentais, compartilhar com outras pessoas, fazer notas e gerenciar ideias de uma maneira visual e diferente.

Lumosity
A ferramenta possui jogos gratuitos e pagos que ajudam você a desenvolver a atenção, criatividade, lógica e memória.

Canva
Se você acredita que uma imagem vale mais que mil palavras, esse site vai ajudar a criar imagens incríveis de maneira fácil e descomplicada.

Deixe uma resposta