with Nenhum comentário

Estudos mostram que as pessoas tem seu fluxo de trabalho ou estudos interrompido a cada três minutos e, seja por demandas profissionais ou apenas para checar notificações no smartphone, parece difícil manter a mente focada dessa maneira.



Você pode criar técnicas para livrar-se delas ou, no mínimo, aprender a lidar melhor com as interrupções que podem afetar sua produtividade. Por isso, listamos dicas simples e práticas para aumentar o foco, confira:


Identifique o problema

Antes de tudo, é necessário estar consciente desse costume e ter interesse em superá-lo. Dificilmente uma mudança será possível se você não acreditar que ela é importante para você e sua carreira; mas ainda assim é necessário ter calma e paciência, já que hábitos levam tempo para serem mudados.


Faça uma coisa de cada vez

É inevitável que surjam demandas simultâneas ou que você precise interromper alguma tarefa para resolver um novo problema. Ainda assim, evite ao máximo fazer muitas coisas ao mesmo tempo, já que é um desafio interromper o fluxo de pensamento constantemente sem atrapalhar o raciocínio e reduzir sua eficiência.


Organize seu espaço

A impressora longe do computador exige que você levante o tempo todo e se distraia fazendo outras coisas pelo escritório? Considere algumas mudanças na organização do espaço de acordo com o seu fluxo de trabalho e necessidades, ou mantenha-se consciente de sua tarefa ao buscar as folhas impressas, sem perder o foco com outras demandas ao longo do caminho.


Estabeleça horários e faça pausas

Determine horários para checar os emails, para organizar documentos, mas também para verificar as redes sociais e tomar aquele cafezinho reenergizante. Você ainda pode estabelecer as tarefas mais importantes para os momentos que você fica mais focado ao longo do dia.


Bloqueie as distrações

A última dica parece a mais simples, mas também é uma das mais importantes. Desative as notificações do celular, feche as abas desnecessárias no seu navegador e, se trabalhar em equipe, combine com seus colegas horários para bater papo ou resolver determinadas pendências.


Gostou das dicas?

Confira ainda dicas para se livrar da procrastinação e ferramentas de organização.

Deixe uma resposta