with Nenhum comentário



Há alguns anos ter noções de informática era considerado um diferencial mas hoje em dia a internet, os computadores e mesmo os smartphones vêm se tornando ferramentas de trabalho, pesquisa e estudo e, cada dia mais, acompanhar a evolução dessas tecnologias pode facilitar sua rotina e ainda garantir oportunidades de trabalho.

Pensando nisso, selecionamos algumas sugestões para você que deseja se aprofundar cada vez mais no universo tecnológico e desfrutar ao máximo das facilidades que essas ferramentas proporcionam!


Segurança na rede: Use antivírus, mantenha programas e sistema atualizados e não acredite em tudo o que lê.

Os antivírus costumam ser bastante eficazes, mas você ainda precisa tomar cuidado ao receber e-mails com links desconhecidos e que pedem dados pessoais ou senha, notícias falsas e ofertas que parecem boas demais para ser verdade – geralmente são. Manter o seu dispositivo atualizado também garante que as configurações de segurança estejam sempre atualizadas, evitando as ameaças mais recentes.


Coloque a mão na massa: você só aprende fazendo.

A maioria das ferramentas é intuitiva e, se você observar, vai perceber que há um padrão semelhante em cada uma delas. Da localização de botões, textos e janelas ao passo a passo para a atualização de uma senha ou compra online, quanto mais você utilizar, melhor vai se sair. Lembre-se que todo aprendizado leva certo tempo e, sempre que estiver com dúvidas, faça uma pesquisa no Google – provavelmente alguém já teve a mesma dúvida que você 😉


Serviços Google: um mundo de serviços e ferramentas ao seu dispor.

As ferramentas do buscador mais conhecido da internet vão muito além do serviço de e-mail gratuito: tradução, mapas, vídeos, apps, mensagens instantâneas, videochamadas, editor de textos, editor de planilhas, formulários, armazenamento de arquivos e fotos e agenda são algumas das facilidades oferecidas pelo Google e você pode tirar proveito disso. Conheça os recursos disponíveis e busque saber mais sobre os que podem ser interessantes para a sua vida profissional e pessoal.


Conhecimento nunca é demais: aproveite os cursos gratuitos e outras ferramentas de aprendizado.

Você pode começar pelo básico, aprendendo sobre cada componente e a sua função no funcionamento de um computador, as configurações e termos mais comuns ou então buscar por conteúdos mais específicos, como usar uma ferramenta para gerenciar os contatos dos pacientes, por exemplo. Você ainda pode assistir a conteúdos no Youtube, ouvir podcasts e acessar todo tipo de conteúdo informativo, mas lembre sempre do primeiro item e busque por informação de qualidade disseminada por profissionais qualificados, ok? Veja, no final do texto, sugestões de onde encontrar conteúdo grátis e de qualidade na internet.


Pedir ajuda também é importante para o processo de aprendizado.

Se você leu até aqui, percebeu que todas as dicas anteriores consideram que você está estudando de maneira independente mas, quando surgem dúvidas e dificuldades específicas, nada melhor do que uma ajudinha! Pegue dicas com um colega de trabalho, familiar ou amigo ou, dependendo da sua necessidade, considere um curso. A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, seja para o trabalho, estudos ou diversão, e e importante saber usá-la da melhor maneira possível.


BÔNUS

Selecionamos alguns canais com videoaulas, plataformas de universidades e sites de cursos sobre os mais diversos temas – alguns gratuitos, outros não. Vale dar uma olhada!

Escola Virtual – Fundação Bradesco > https://www.ev.org.br/
Khan Academy > https://pt.khanacademy.org/
Veduca > https://www.youtube.com/c/veducaoficial
Coursera >https://pt.coursera.org/browse
Podcasts no Spotify > https://open.spotify.com/view/educational_v2_podcast-page



Deixe uma resposta