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Ela é considerada a bebida mais típica dos ingleses. Mas não é à toa que o famoso chá da tarde, cuja bebida é o principal ingrediente dessa pequena refeição, é apreciado não só no continente europeu, mas também caiu no gosto popular dos brasileiros. Por aqui, a bebida é muito consumida após as refeições, como um digestivo; como calmante, para ajudar a pegar no sono, e também indicado por nossas avós para aliviar, de forma natural, sintomas de males como gripes e resfriados.

Mas a ciência se dedica a estudar os princípios ativos de vários tipos dessa bebida que pode ser servida fria ou quente, feita de ervas, flores e caules, para descobrir as suas propriedades. De acordo com o Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, todos os chás são benéficos ao organismo: alguns têm o poder de melhorar a concentração e energia, outros previnem o diabetes e o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. E outros ainda ajudam no emagrecimento.


Em um único chá, vários benefícios


Selecionamos as vantagens e os benefícios de seis espécies de plantas que você pode incluir na forma de chá dentro da sua rotina alimentar.

Como preparar o chá

Coloque a erva (1 colher de sopa – com exceção do chá verde, que deve ser usado em menor quantidade: apenas 1 colher de sobremesa) na xícara. Acrescente a água fervente sobre a planta. Abafe com um pires por 10 minutos. Coe e beba quente ou frio.


Como comprar

Para ter um melhor efeito, o mais indicado é que as plantas sejam utilizadas frescas ou secas, compradas em supermercados ou em casas de produtos naturais. Mas é importante observar o local onde se compra a planta seca. Ela precisa estar embalada para evitar a contaminação. Tenha cuidado com os chás vendidos a granel, pois fica difícil certificar se o produto é de fato o anunciado.

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